segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

ORAI SEM CESSAR E DEUS VOS OUVIRÁ!


                                              Como posso aprender a orar constantemente?


Como posso aprender a orar constantemente?

Desde a eleição do Papa Francisco, o mundo cristão ouve permanentemente o Papa falando da oração: “Rezem por mim”, “Não se esqueçam de rezar por mim”, “Eu rezo por vocês”. Reza pela paz, pelos cristãos perseguidos, pelos amigos, pelos inimigos…rezar sempre.

ORAÇÃO
OLEADA JOVEN
Mas, você realmente sabe o que é rezar?
Algumas definições curtas e simplesmente incríveis para recordar verdades profundas ao seu coração
Rezar é escutar o Deus que lhe fala.
Rezar é abrir-se finalmente ao que Deus nos propõe desde sempre.
Rezar é abrir-se ao perdão que Deus nos dá.
Rezar é aprender a escutar.
Rezar é abrir-se a Deus para que Ele nos abra ao próximo.
Rezar é ter um momento de intimidade com Deus, é a abertura à vida verdadeira.
Rezar é descobrir que Deus nos ama.
Rezar é encontrar um tempo de silêncio.
Rezar é dedicar um tempo a parar, repensar, reorganizar diante de Deus os dias, as horas e os acontecimentos.
Fonte: Aleteia
***
O arcebispo de La Plata, Dom Héctor Aguer, refletiu sobre o tema da oração e da oração constante, em seu programa semanal do canal América TV. Ele começou dizendo: “Hoje quero lhes falar de um tema que tem muito a ver conosco e com a espiritualidade cristã”. Ele se referia à oração e ao estado permanente de oração.“Todos nós estamos acostumados a rezar e suponho que vocês e eu rezamos todos os dias – disse o bispo. Mas há algo que talvez não levemos sempre em consideração: nossas orações ocupam um momento, alguns momentos do dia. Além disso, todos nós temos a experiência de distrair-nos muitas vezes; nossa oração é rápida e não deixa uma marca profunda em nosso coração.”O prelado explicou que “São Paulo, em sua primeira carta aos tessalonicenses, dizia que é preciso orar sem cessar, sempre, sem interrupção. Ele disse isso àqueles cristãos, mas também está dizendo isso a nós hoje. Mas como se pode orar sem cessar, continuamente, orar o tempo todo? Como comentamos, costumamos orar durante um tempo, uns mais, outros menos. Nós, os sacerdotes, rezamos a Liturgia das Horas, que santifica diversos momentos do dia, da manhã até a noite. Mas… rezar o tempo todo, como isso é possível?”, perguntou-se.

 Para responder a esta dificuldade, o prelado citou Santo Agostinho, quem, segundo o bispo, resolvia as coisas assim: “Oramos o tempo todo com o desejo contínuo da fé, da esperança e da caridade. Isso quer dizer que podemos, inclusive enquanto estamos fazendo outras coisas, ter o coração em Deus”.

“Isso não é fácil – acrescentou. É fácil falar, mas difícil fazer. Os cristãos do Oriente têm uma fórmula que eles chamam de ‘oração de Jesus’; ela consiste em repetir o tempo todo: ‘Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador’. Com esta frase, estão adorando Jesus, reconhecendo sua divindade e fazendo um ato de contrição, um ato penitencial. Esta breve oração é belíssima.”
“Eles dizem – continuou o bispo – que esta oração não é repetida oralmente, mas que a pessoa se acostuma a dizê-la interiormente, sem verbalizá-la; fazendo assim, esta breve oração acaba acompanhando as batidas do coração e se torna o que eles chamam de ‘oração do coração’. Esta é uma espécie de solução prática a esse mandato do Apóstolo de orar sem cessar.”
         
Dom Aguer finalizou sua reflexão recomendando “revisar como é nossa relação com Deus e em que medida nos comunicamos com Ele, dialogamos com Ele, exercitamos e nos apoiamos em uma amizade com Ele”.
(Artigo publicado originalmente por AICA)

Sem comentários:

Enviar um comentário