quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

INICIO DA QUARESMA CAMINHO PARA A SANTIFICAÇÃO!?

Quarta-feira de Cinzas: O início da Quaresma

   10 de fevereiro de 2016 • 11h13
DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_2016_02_10_004
Hoje, Quarta-feira de Cinzas, começa um novo tempo na Igreja Católica. É o início da Quaresma, o Tempo Litúrgico que antecede a Páscoa. O quadro Em Nome da Vida, exibido no Programa Pai Eterno, mostrou que as pastorais terão um trabalho especial durante esse período que é propício para a reflexão e oração. 

O coordenador da pastoral da Arquidiocese de Goiânia, Pe. Rodrigo de Castro Ferreira, explicou como os cristãos devem vivenciar o momento: “A Igreja nos convida durante toda a Quaresma para uma verdadeira conversão pastoral, onde somos convidados a viver com maior intensidade as obras de misericórdia, principalmente o jejum, a oração e a caridade”.
Em uma missão de auxiliar os padres e bispos, as pastorais se prepararam com antecedência para a Quaresma. Elas são essenciais para o bom andamento dos trabalhos na Igreja que durante esse período, passam por algumas mudanças. “São muitas as comunidades que abrem horários especiais, penitenciais, principalmente pelas madrugadas, e também altos horários da noite”, ressaltou Pe. Rodrigo.
Todas essas mudanças de horário e de atividades nas comunidades são previstas com o objetivo de contribuir para que cada cristão vivencie sua fé durante todos os dias da Quaresma. “As igrejas se tornam mais cheias, as pessoas procuram mais o Sacramento da Confissão. Temos, de maneira especial, o ‘24 horas para o Senhor’, que acontece em um sábado da Quaresma, aonde com maior intensidade os padres de toda a nossa arquidiocese e do mundo inteiro, motivados pelas igrejas locais, fazem esse mutirão de confissão. Então, tudo isso vai ajudando as pessoas a viverem de uma forma mais intensa a preparação para a Páscoa, a Festa da Ressurreição”, pontuou o sacerdote.
Veja também:
DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_2016_02_10_001
Hoje, Quarta-feira de Cinzas, o início da Quaresma, também marca o começo da Campanha da Fraternidade. Este ano, o objetivo é refletir e assegurar sobre o direito ao saneamento básico para todas as pessoas. Em 2016, o tema da Campanha é: “Casa comum, nossa responsabilidade”. De acordo com Pe. Rodrigo é preciso cuidar da criação. “O tema nos leva a essa feliz compreensão. Quando eu cuido do universo, deste mundo, eu estou cuidado da casa comum, ambiente de todos nós”, disse.

São 40 dias em que os cristãos devem se preparar para a conversão. “Nós sabemos que para que possamos viver uma verdadeira conversão, precisamos olhar para dentro de nós, precisamos fazer uma verdadeira limpeza espiritual, uma faxina. Por isso, precisamos nos mortificar, sermos mais penitentes e fazermos uma boa confissão sacramental. Pedir perdão a Deus, através do sacerdote, para que nós possamos estar livres de todas as nossas culpas, buscando sermos pessoas melhores”, concluiu o padre.
Fonte: Pai Eterno

Sem comentários:

Enviar um comentário