domingo, 31 de maio de 2015

S. JOSÉ ADVOGADO DAS CRIATURAS DE DEUS!

É imenso o poder de São José junto a Deus. Os santos atestam e a experiência confirma: São José obtém tudo o que pede a Deus.
 
 
 
 
 
 
Pai Putativo de Jesus Cristo e Esposo de Maria, não há santo mais poderoso no Céu que S. José para nos valer e proteger em todas as necessidades.
O santíssimo José nos pode ver e valer em todos os negócios e necessidades, é a opinião de Santo Tomás de Aquino.
Invocamos aos santos, diz S. Francisco de Sales, para algumas necessidades particulares, como se as graças e os dons dos milagres fossem divididos por cada um, em proporções limitadas.
S. José, porém, tem o remédio geral para todas as necessidades do corpo e da alma no crédito que possui junto de Nosso Senhor.
Santa Teresa e Santo Afonso dizem o mesmo. Aos outros santos recorremos em uma ou outra de nossas necessidades. O poder de S. José, porém, se estende a todas, não tem limites.
E a Igreja o confirma na oração e oficio de S. José, em 19 de março: “Ut quod possibiliatas nostra non obtinet, ejus nobis intercessione donetur”. O que não pode alcançar e nossa fraqueza, obtenha-nos a sua intercessão.
De S. José, como de Maria, escreveu o P. V. Mercier, se pode dizer que é a Omnipotentia supplex, a onipotência suplicante.
A intercessão de S. José junto de Deus e de Maria, demonstra o grande Gerson, é a de um Pai e Esposo sempre obedecido. Com que segurança e com que autoridade não pede ele pelos seus devotos!
O poder de S. José é imenso.
Para o demonstrar S. Bernardino de Sena assim fala: Não podemos duvidar que Jesus Cristo conserva sempre no Céu para com S. José a ternura e respeito que lhe testemunhou outrora na terra, isto é, ternura e respeito de filho. Bem longe de ser diminuída, esta piedade filial vai crescendo sempre.
“Notem-se, acrescenta Santo Afonso, as palavras: ternura e respeito; elas significam que este Soberano Senhor que se dignou de venerar a S. José cá no mundo como a seu Pai, não lhe nega coisa alguma daquilo que ele lhe pede”.
A experiência faz dizer a Santa Teresa: “Conhecendo por longa experiência o admirável poder que S. José goza junto de Deus, quisera persuadir a todo mundo a honrá-lo com uma devoção particular.
Notei sempre que progrediam na virtude pessoas que lhe tinham verdadeira devoção.
Contento-me com pedir, por amor de Deus, àqueles que não quiserem acreditar em mim, que façam disto experiência”.
A história do outro José do Egito e o poder de vice-rei que lhe deu o Faraó é já lugar comum na comparação :de todos os autores Josefinos, para demonstrar o poder de S. José junto de Deus.
A Igreja chama ao santo Patriarca: Ministrum salutis… certa spes vitae columenque mundi: Ministro de nossa salvação… segura esperança da vida e sustentáculo do mundo.
Seria impossível citar quantos Doutores, santos, e autorizados teólogos escreveram sobre o poder de S. José.
Todos são unânimes em confirmar esta verdade mil vezes provada pela experiência: tudo se alcança pela intercessão, pela onipotência suplicante de S. José.
E delicadamente concluiu Padre Sauvé no seu “Saint Joseph intime”: S. José possui uma caridade capaz de amar a Deus com um amor, paternal e abraçar com o mesmo paternal amor a Igreja e cada um de nós e isto com a irresistível influência que tão grande amor lhe dá.
Oh! Vamos a S. José com tanto mais confiança quanto sabemos que nossa oração há de ser atendida pelo maior e mais poderoso dos advogados junto de Deus, depois de Maria.
José e Maria são a omnipotentia supplex: a onipotência suplicante.

Sem comentários:

Enviar um comentário