quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

"SE ALGUÉM TEM OUVIDOS PARA OUVIR OIÇA!" ISTO NOS DIZ O NOSSO MESTRE E REDENTOR!


"Senhor, a quem iremos? Só Tu tens palavras de vida eterna". 

Imagem relacionada
(...)

Se alguém tem ouvidos para ouvir, oiça». 
Quando Jesus, ao deixar a multidão, entrou em casa, os discípulos perguntaram-Lhe o sentido da parábola. 
Ele respondeu-lhes: «Vós também não entendestes? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não pode torná-lo impuro, 
porque não entra no coração, mas no ventre, e depois vai parar à fossa?». Assim, Jesus declarava puros todos os alimentos. 
E continuou: «O que sai do homem é que o torna impuro; 
porque do interior dos homens é que saem as más intenções: imoralidades, roubos, assassínios, 
adultérios, ambições, injustiças, fraudes, devassidão, inveja, difamação, orgulho, insensatez. 
Todos estes vícios saem do interior do homem e são eles que o tornam impuro». 

S. Marcos 7,14-23.


Isaac o Sírio (século VII), monge perto de Mossul 
Discursos Espirituais, 1.ª série 


«Cria em mim, ó Deus, um coração puro» (Sl 50,12)

Está dito que só a ajuda de Deus salva. Quando um homem sabe que não há mais nenhum socorro, reza muito. E, quanto mais reza, mais o seu coração se torna humilde, porque não se pode rezar e pedir sem se ser humilde. «Não desprezarás, ó Deus, um coração oprimido e humilhado» (Sl 50,19). Com efeito, enquanto o coração não se torna humilde, é-lhe impossível escapar à dispersão; a humildade faz o coração virar-se sobre si mesmo. 

Quando o homem se torna humilde, imediatamente a compaixão o envolve e o seu coração sente então o socorro divino. Descobre que nele sobe uma força, a força da confiança. Quando o homem sente assim o socorro de Deus, quando sente que Ele está ali e vem em sua ajuda, imediatamente o seu coração fica cheio de fé e compreende então que a oração é o refúgio do socorro, a fonte da salvação, o tesouro da confiança, o porto livre da tempestade, a luz dos que estão nas trevas, o amparo dos fracos, o abrigo no tempo da provação, a ajuda no auge da doença, o escudo que defende nos combates, a flecha lançada contra o inimigo. Numa palavra, a abundância dos bens entra nele pela oração. Doravante, ele tem as suas delícias na oração de fé. O seu coração irradia confiança.
Fonte:EAQ

Sem comentários:

Enviar um comentário