terça-feira, 27 de setembro de 2016

A ARTE ATRAVÉS DOS TEMPOS PARA HONRAR A SENHORA DO CÉU E DA TERRA!

MICHAEL RENNIER

16 lindas imagens de Maria na arte

Um belo arranjo de eternas imagens – clássicas e modernas – para honrar a Virgem Maria
Em todo o mundo, os cristãos louvam e lembram-se da Santíssima Virgem rezando terços e rosários. Apresentamos um belo arranjo de eternas imagens – clássicas e modernas – que nos lembram o grandioso significado de Maria.

ÍCONE AGIOSORITISSA (MÃE DE DEUS), ARTISTA DESCONHECIDO
Agiosoritissa Icon, Mother of God, Anonymous, 7th century.
Agiosoritissa Icon, Mother of God, Anonymous, 7th century.
Ícones são janelas para o céu e um lembrete de que aqueles que morreram ainda estão entre nós. Este lindo ícone, pintado no século 7, é uma das mais antigas imagens conhecidas de Maria. Muito poucos ícones deste período permaneceram.

ANUNCIAÇÃO A VIRGEM MARIA, POR FRA ANGELICO
Virgin Mary Annunciate, Fra Angelico, 1431–1433, Detroit Institute of Arts, Detroit, USA.
Virgin Mary Annunciate, Fra Angelico, 1431–1433, Detroit Institute of Arts, Detroit, USA.
Maria – pintada aqui por Fra Angelico, monge do século 15 – é frequentemente retratada segurando uma Bíblia. De certa forma, ao estudar as Escrituras, Maria conhecia e amava seu filho antes que ele fosse concebido.
NOSSA SENHORA DE GUADALUPE
Our lady of Guadalupe, 1531 Basilica of Our Lady of Guadalupe, Tepeyac Hill, Mexico City, Mexico.
Our lady of Guadalupe, 1531 Basilica of Our Lady of Guadalupe, Tepeyac Hill, Mexico City, Mexico.
Esta imagem historicamente significativa e famosa de Maria nunca deixa de surpreender os espectadores, especialmente quando se olha para o original na Cidade do México. Quando milagrosamente apareceu no manto de um camponês chamado Juan Diego, em 1531, a imagem tornou-se um sinal de amor de Maria para a humanidade.

VIRGEM MARIA, POR FILIPPO LIPPI (MEADOS DO SÉCULO 15)
Madonna with the Child and two Angels, Filippo Lippi, 1406–1469, Uffizi Gallery, Florence, Italy. Luisa Ricciarini | Leemage
Madonna with the Child and two Angels, Filippo Lippi, 1406–1469, Uffizi Gallery, Florence, Italy. Luisa Ricciarini | Leemage
As Escrituras dizem que Maria ponderou as palavras e ações de Jesus em seu coração. Maria, sempre em oração e calma, considerava que Deus estava em ação em sua vida e no mundo.

AMAMENTAÇÃO DE CRISTO, ARTISTA DESCONHECIDO
Virgem Maria e a criança com Santa Bárbara e Santa Catarina, Artista Desconhecido, cerca de 1525, Netherlandish, RISD Museum, Providence, EUA.
Virgem Maria e a criança com Santa Bárbara e Santa Catarina, Artista Desconhecido, cerca de 1525, Netherlandish, RISD Museum, Providence, EUA.
Uma das muitas imagens históricas de Maria amamentando Jesus, esta descreve a beleza do corpo humano e a proximidade de uma mãe com seu filho na mais fundamental das interações humanas.

VIRGEM MARIA AFRICANA, ARTISTA DESCONHECIDO
Virgem Maria Africana, artista desconhecido.
Virgem Maria Africana, artista desconhecido.
Esta bela representação de uma Virgem Maria Africana, com cores vibrantes e de forma estilizada, é uma reminiscência de um ícone na sua formalidade, e transmite o tenro protecionismo de uma mãe por seu filho.
CABEÇA DA VIRGEM (HEAD OF THE VIRGIN), DE LEONARDO DA VINCI
A cabeça da Virgem, Leonardo da Vinci, 1508-1512, The Metropolitan Museum of Arts, Nova Iorque, EUA.
A cabeça da Virgem, Leonardo da Vinci, 1508-1512, The Metropolitan Museum of Arts, Nova Iorque, EUA.
Esta imagem mostra quão magistral Leonardo estava em seu ofício. O perfil da Virgem é sereno e é descrito como possuindo “beleza mágica”. É difícil não notar o amor em seus olhos.

VIRGEM MARIA AFRICANA, POR HENNIE NIEMANN JNR
Virgem Maria Africana, Hennie Niemann Jnr de 2006, Johans Borman de Belas Artes.
Virgem Maria Africana, Hennie Niemann Jnr de 2006, Johans Borman de Belas Artes.
Pintada pelo artista sul-africano Hennie Niemann Jnr, a criatividade e o uso da cor nesta pintura revelam Maria como nunca vimos antes. Serena e bonita, ela aparece sem idade.

VIRGEM MARIA, POR FRANCESCO FRANCIA, CERCA DE 1450
Virgem Maria, Francesco Francia, cerca de 1450, North Carolina Museum of Art, Raleigh, EUA.
Virgem Maria, Francesco Francia, cerca de 1450, North Carolina Museum of Art, Raleigh, EUA.
Francia pintou a Virgem aqui com tal delicadeza que supostamente o povo de Veneza, quando viu a nova e viva beleza, correu imediatamente para vê-la, pensando que nunca seria possível melhorá-la.
VIRGEM MARIA, POR JAN VAN EYCK (DO GHENT ALTARPIECE, 1432)
Virgem Maria, detalhe do Ghent Altarpiece, Hubert van Eyck, Jan van Eyck, 1432, Catedral de St. Bavo, Gent, Bélgica.
Virgem Maria, detalhe do Ghent Altarpiece, Hubert van Eyck, Jan van Eyck, 1432, Catedral de St. Bavo, Gent, Bélgica.
Esta imagem é um painel de uma coleção de pinturas criadas em um altar de uma igreja. Durante a Segunda Guerra Mundial, a pintura foi roubada e recuperada posteriormente pelos Monuments Men. Van Eyck, o artista, trabalhou com um novo tipo de tinta feita de óleos e os usou para obter uma saturação da cor que é incomparável.

COROAÇÃO DA VIRGEM, POR EL GRECO
Coroação da Virgem, El Greco, 1591, Museu de Santa Cruz, Toledo, Espanha.
Coroação da Virgem, El Greco, 1591, Museu de Santa Cruz, Toledo, Espanha.
A luminosidade típica de El Greco brilha nesta cena de coroação. Lá embaixo, os discípulos estão reunidos olhando com espanto para a celeste Rainha – a Virgem Maria sendo coroada Rainha do Céu pelas três pessoas da Trindade.
THEOTOKOS (MÃE DE DEUS), POR ANN MARIE CAMPBELL
Theotokos, Ann Marie Campbell, de 2010.
Theotokos, Ann Marie Campbell, de 2010.
Theotokos significa “Deus-portador”, um título dado a Maria, que deu à luz o filho de Deus. A artista Ann Marie Campbell fez sua própria tinta usando gemas de ovo e pigmentos em pó de todo o mundo e adicionou 23 quilates de ouro e cristais Swarovski para este belo ícone, que segundo ela está entre os seus favoritos pessoais.

LA VIRGEN DE LA LECHE, DE LUIS DE MORALES
La Virgen de la leche, Luis de Morales, cerca de 1565, Museu do Prado de Madrid, Espanha.
La Virgen de la leche, Luis de Morales, cerca de 1565, Museu do Prado de Madrid, Espanha.
Neste retrato do artista espanhol do século 16 conhecido como “El Divino”, o menino Jesus puxa o véu de sua mãe e agarra em seu peito. A pintura nos lembra a maternidade de Maria. Como qualquer bebê, Jesus era totalmente dependente de sua mãe para sua vida e sustento.
MADONNA OF THE MAGNIFICAT, POR SANDRO BOTTICELLI (CERCA DE 1445)
Madonna of the Magnificat, Sandro Botticelli, 1483, Uffizi Gallery, Florence, Italy.
Madonna of the Magnificat, Sandro Botticelli, 1483, Uffizi Gallery, Florence, Italy.
O título da pintura de Botticelli alude ao Magnificat, uma oração de agradecimento que Maria oferece a Deus. A Mãe de Deus é descrita aqui sendo coroada com estrelas brilhantes, uma alusão a um dos seus títulos tradicionais, “Stella”, que significa “estrela”.

VIRGEM MARIA, POR EL GRECO
Virgem Maria, El Greco, 1585, Museu de Belas Artes, Estrasburgo, França.
Virgem Maria, El Greco, 1585, Museu de Belas Artes, Estrasburgo, França.
El Greco pinta Maria aqui de uma forma que permite sua alma brilhar a partir da imagem. A coloração é sutil, mas luminosa, e, embora Maria pareça apreensiva, ela também está radiante.

NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO, ÍCONE BIZANTINO (QUE SE ACREDITA SER DO SÉCULO 13 OU 14)
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ícone bizantino cerca do século 13 ou século 14.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ícone bizantino cerca do século 13 ou século 14.
A lenda por trás deste ícone bizantino diz que é uma cópia de um original perdido pintado pelo próprio São Lucas. A tradição conta que esta cena retrata o momento em que Jesus acordou de um sonho ruim e Maria o confortou. Durante séculos os cristãos têm se voltado para Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para pedir a intercessão de Maria.
Fonte: Aleteia

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