Santos Reis: os primeiros a contemplarem o Menino Jesus
06 de janeiro de 2016 • 11h34
Guiados pela estrela, os Reis Magos foram os primeiros peregrinos cristãos. São personagens bíblicos citados somente no Evangelho segundo Mateus, onde diz que eles presentearam o Menino Jesus com ouro, incenso e mirra. A tradição relata que eram três: Melchior, Baltazar e Gaspar. O quadro fique por dentro exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 6, trouxe mais detalhes sobre quem são os Santos Reis, ou os Reis Magos.
O reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Edinisio Pereira comentou a história dos Reis Magos: “Melchior é aquele que traz ouro apontando para a realeza de Jesus, o mais experiente deles, que certamente já havia caminhado um pouco mais nessa perspectiva, na expectativa para a chegada do Messias do Filho de Deus. Gaspar é aquele que traz o incenso, apontando também para a divindade de Jesus, também como sacerdote, e olhando também para a figura de Baltazar, aquele que oferece mirra, apontando para o profetismo, mirra, a dor, o sofrimento, ou seja, a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus”.
Eles representam diferentes povos vindos de outros contextos dentro do mundo antigo, mas que reconheceram em Jesus Cristo o Salvador da humanidade. A Igreja celebra o dia de Santos Reis em 6 de janeiro, momento em que tradicionalmente é desmontado o presépio. “Se estabelece esse período entre o dia 25 de dezembro ao dia 6 de janeiro como tempo suficiente para que esses Reis Magos pudessem ter feito toda essa viagem seguindo a estrela que os guiava até encontrar Jesus. O importante nesta data, no desfazer o presépio, na retirada de todos os elementos que são simbólicos, alusivos ao nascimento de Jesus, é justamente para que nós comecemos de fato a compreender a missão de Jesus a partir do seu nascimento e, muito especificamente, a partir da sua infância”, explicou o reitor.
Veja também:
- Qual o significado da árvore de Natal?
- Novenas de Natal: católicos rezam e esperam pelo nascimento de Jesus
A figura dos Reis Magos é tão popular na tradição católica que gerou até uma festa, a Folia de Reis. “Na Festa de Santos Reis nós fazemos essa veneração àqueles que puderam contemplar popularmente com os olhos o filho de Deus, nascido em uma manjedoura”, concluiu Pe. Edinisio.
Fonte: Pai eterno
Sem comentários:
Enviar um comentário