domingo, 3 de dezembro de 2017

É AGORA A HORA DE VIGIAR E ORAR AMANHÃ PODERÁ SER TARDE E DEPOIS O QUE FAZER???

São Gregório de Nissa (c. 335-395), monge, bispo 
Sermões sobre o Cântico dos Cânticos, n.º 11, 1 
Resultado de imagem para vigiai e orai

«Vigiai, portanto, visto que não sabeis quando virá o dono da casa»

Eis um dos grandes preceitos do Senhor: que os seus discípulos sacudam tudo o que é terreno como se fosse poeira [...], para se deixarem levar, num grande impulso, para o Céu. Ele exorta-nos a vencer o sono, a procurar as realidades do alto (Col 3,1), a ter o espírito permanentemente desperto, a afastar dos olhos o adormecimento sedutor. Quero falar deste torpor e desta sonolência que conduzem o Homem ao erro e forjam imagens de sonhos: honra, riqueza, poder, grandeza, prazer, êxito, lucro ou prestígio. [...] 

Para esquecermos tais sonhos, o Senhor pede-nos que ultrapassemos este sono pesado: não deixemos escapar o real na busca frenética do nada. Ele chama-nos, pois, a velar: «Tende os rins cingidos e as lâmpadas acesas» (Lc 12,35). A luz que arde nos nossos olhos expulsa o sono; a cinta que nos rodeia os rins mantém o nosso corpo em alerta, exprimindo um esforço que não tolera qualquer torpor. 

Como é claro o sentido desta imagem! Cingir os rins com a temperança é viver à luz de uma consciência pura. A lâmpada acesa da franqueza ilumina o rosto, faz brilhar a verdade, mantém a alma desperta, tornando-a impermeável à falsidade e estranha à futilidade dos nossos pobres sonhos. Vivamos segundo a exigência de Cristo e partilharemos a vida dos anjos. Com efeito, é a eles que Ele nos une neste preceito: «Sede semelhantes aos homens que esperam o seu senhor ao voltar da boda, para lhe abrirem a porta quando ele chegar e bater» (Lc 12,36). Pois eles estão sentados junto às portas do Céu, de olhar desperto, para que o Rei da glória (Sl 23,7) por aí passe ao voltar da boda.


quinta-feira, 30 de novembro de 2017

SANTO ANDRÉ APÓSTOLO DOS GREGOS?


Bento XVI, papa de 2005 a 2013 
Audiência geral de 14/06/06 

Santo André, apóstolo do mundo grego
                                  Imagem relacionada
A primeira característica que impressiona vivamente em André, o irmão de Simão Pedro, é o seu nome; ele não é hebraico, como se poderia esperar, mas grego, sinal não insignificante de uma certa abertura cultural da sua família. [...] Pouco antes da Paixão, tinham ido uns gregos à cidade santa de Jerusalém [...] para adorarem o Deus de Israel na festa da Páscoa. André e Filipe, os dois apóstolos com nomes gregos, serviram de intérpretes e de mediadores junto de Jesus a este pequeno grupo. [...] Jesus disse aos dois discípulos, e por seu intermédio ao mundo grego: «Chegou a hora de ser glorificado o Filho do Homem. Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto» (Jo 12,23-24). Que significam estas palavras neste contexto? Jesus quis dizer: Sim, o encontro entre Mim e os gregos terá lugar, mas não como uma conversa simples e breve entre Mim e outras pessoas, impelidas sobretudo pela curiosidade. Com a minha morte, comparável à queda na terra de um grão de trigo, virá a hora da minha glorificação. Da minha morte na cruz virá a grande fecundidade. O grão de trigo morto, símbolo de Mim próprio crucificado, tornar-se-á, na ressurreição, pão da vida para o mundo; será luz para os povos e culturas.» [...] Por outras palavras, Jesus profetisa a Igreja grega, a Igreja dos pagãos, a Igreja do mundo como fruto da sua Páscoa. 

Uma tradição muito antiga vê em André [...] o apóstolo dos gregos nos anos que se seguiram ao Pentecostes, dando a entender que ele foi anunciador e intérprete de Jesus no mundo grego. Pedro, seu irmão, saiu de Jerusalém, passando por Antioquia e chegando a Roma, para aí exercer a sua missão universal; André foi, pelo contrário, o apóstolo do mundo grego. Aparecem assim, na vida e na morte, como verdadeiros irmãos – uma fraternidade que se exprime simbolicamente na especial semelhança entre os centros de Roma e de Constantinopla, Igrejas verdadeiramente irmãs.

EAQ

sábado, 28 de outubro de 2017

OS ENSINAMENTOS DOS APÓSTOLOS RESSOARAM POR TODA A TERRA- E ACTUALMENTE? MUDARAM AS DOUTRINAS SEGUNDO O MÉTODO DOS FILÓSOFOS DESTE MUNDO!?

Orígenes (c. 185-253), presbítero, teólogo 
Contra Celso, I, 62 

A palavra dos apóstolos Simão e Judas ressoou por toda a terra!
Resultado de imagem para destruição do planeta pelo homem
Progresso, Destruição, o Fim da Terra (TERRA CONTAMINADA)
Resultado de imagem para guerra nuclear 2018
Isso é mais prova América está sob o ataque de guerra climática por enfrentar a agenda globalista?
Imagem relacionada
Como escolher a postura correta? Como saber o que de verdade me convém? Não vou me equivocar e errar o caminho?
Se Jesus tivesse escolhido para ministros dos seus ensinamentos homens sábios segundo a opinião pública, capazes de compreender e de exprimir ideias caras à multidão, poderiam tê-lo acusado de pregar segundo o método dos filósofos de escola, e o carácter divino da sua doutrina não se teria mostrado com toda a sua evidência. A sua doutrina e a sua pregação teriam consistido «em sabedoria de palavras» (1Cor 1,17) […]; e a nossa fé, semelhante àquela com que se adere às doutrinas dos filósofos deste mundo, assentaria na sabedoria dos homens e não no poder de Deus (cf 1Cor 2,5). Mas, quando vemos pescadores e publicanos sem instrução terem a ousadia de discutir com os judeus a fé em Jesus Cristo, de a pregar ao resto do mundo, e de conseguir lá chegar, não podemos deixar de procurar a origem deste poder de persuasão. Como não podemos deixar de confessar que Jesus cumpriu a sua palavra – «Vinde após Mim e Eu farei de vós pescadores de homens» (Mt 4,19) – nos seus apóstolos por meio de um poder divino. 


Também Paulo manifesta este poder quando escreve: «A minha palavra e a minha pregação não consistiram em discursos persuasivos da sabedoria humana, mas na manifestação do Espírito e do poder divino» (1Cor 2,4) […]. O mesmo haviam já dito os profetas, quando anunciaram a pregação do Evangelho: «O Senhor dá a palavra e os anunciadores da Boa Nova são uma multidão», a fim de que «rápida corra a sua palavra» (Sl 67, 12; 147, 4). E, de facto, vemos que «a voz» dos apóstolos de Jesus ressoa «por toda a terra, até aos confins do universo a sua palavra» (Sl 18, 5; Rom 10, 18). É por este motivo que aqueles que escutam a palavra de Deus poderosamente enunciada se enchem de poder, manifestando-o pela sua conduta e pela sua luta em prol da verdade até à morte.
Fonte:EAQ

terça-feira, 24 de outubro de 2017

TENHAMOS ATENÇÃO QUANDO FAZEMOS O SINAL DA SANTA CRUZ!

O valor do sinal da cruz

domingo, 22 de outubro de 2017

A ORAÇÃO NOS TEMPOS ACTUAIS É A ARMA MAIS PODEROSA QUE FAZ CAIR OS PODEROSOS E OS ÍMPIOS!

ORAÇÃO & VIDA INTERIOR
 Elizabeth Scalia / Redação da Aleteia | Out 18, 2017

Oremos pela Somália, esquecida e desprezada pelo mundo!

Aplicação sobre foto de Sadak Mohamed | Anadolu Agency | AFP

“Há algo de sagrado nas lágrimas...”

O pai de Maryan Abdullahi tinha um voo de Londres até a capital da Somália no domingo passado para participar do momento mais feliz da vida da filha: o dia de sua formatura. Da noite para o dia, porém, ele precisou mudar dramaticamente o motivo da viagem e embarcou para enterrá-la.
No sábado, a jovem de 22 anos terminava os últimos preparativos para se formar depois de anos estudando medicina quando um enorme caminhão-bomba explodiu no meio de uma rua de Mogadíscio por onde a jovem passava de carro com alguns amigos.
Maryan Abdullahi tinha falado por telefone com sua irmã 20 minutos antes de morrer. Ela amava e era amada. Agora, depois de morta, nós a conhecemos: conhecemos o amor da sua família, suas expectativas, suas alegrias, sua conquista, sua esperança, e podemos contá-la aos outros.
As histórias sobre o amor e as esperanças humanas devem ser contadas. Contemos as histórias de amor e de esperança para que as forças da morte não nos vençam.
O escritor norte-americano Washington Irving escreveu, muitas décadas atrás:
Há algo de sagrado nas lágrimas.
Não são a marca da fraqueza, mas do poder.
Falam com mais eloquência do que dez mil línguas.
São as mensageiras da esmagadora tristeza (…)
e do mais inexprimível amor.
Depois do tiroteio de Las Vegas, uma famosa colunista política dos Estados Unidos, Kirsten Powers, declarou que o fato de as pessoas enviarem ao éter “pensamentos e orações” parecia quase um ato “profano”. Ela não chegou a dizer que a oração seja inútil —aliás, reconheceu que a oração é “imperativa”—, mas nos leva a observar que, depois de algum tempo, é difícil evitarmos a sensação de impotência diante de tão absurdos sofrimentos.
Ainda assim, Washington Irving tem razão. As lágrimas não são um sinal de fraqueza, porque há muito poder na força do amor humano, que espera, que se alegra, que reza e que também chora. Contemos as histórias humanas de amor e esperança; choremos quando elas doem; e busquemos além desta vida as forças que parecem nos fugir.

Oremos pela Somália

Ó Maria, Mãe de Jesus,
olhai do céu para os vossos filhos que sofrem
e rogai por nós.
Que aqueles que sofrem na Somália
e em todo o mundo
conheçam a consolação
e o amor que cura,
oferecido por Deus, Todo-Poderoso e Vivo,
ao seu povo.
Nós vos pedimos pelos feridos,
que precisam de saúde;
pelos que partiram desta vida,
para que recebam o Abraço Eterno do Pai;
pelas famílias dilaceradas,
para que tenham a força de se reconstruir;
pelo povo da Somália,
para que desfrute finalmente da paz;
pelos assassinos,
para que se convertam da escuridão
à luz maravilhosa de Deus.
Ó Maria, concebida sem pecado,
rogai por nós que recorremos a Vós.
Fonte: Aleteia 

sábado, 16 de setembro de 2017

MAIS UMA DESCOBERTA!? UM EXOPLANETA... ENQUANTO ESTE PLANETA SE VAI DEFINHANDO PELA MÃO PERVERSA DOS HOMENS QUE SE SENTEM ILUMINADOS!?

Fonte:HypeScienceTECNOLOGIA

Hubble fotografa planeta completamente preto que não reflete quase nenhuma luz

Astrônomos descobriram que o exoplaneta WASP-12b não reflete quase nenhuma luz, fazendo com que pareça essencialmente preto.
Este achado levanta novas hipóteses sobre a composição atmosférica do planeta, refutando modelos anteriores.

Albedo ou coeficiente de reflexão

Usando o Espectrógrafo de Imagem do Telescópio Espacial Hubble, uma equipe internacional liderada por astrônomos da Universidade McGill, no Canadá, e da Universidade de Exeter, no Reino Unido, mediu a quantidade de luz que o WASP-12b reflete, algo que é chamado de albedo, para aprender mais sobre a composição da sua atmosfera.
Os resultados foram surpreendentes. “O albedo medido do WASP-12b é no máximo de 0,064. Este é um valor extremamente baixo, tornando o planeta mais escuro que o asfalto”, explica o autor principal da pesquisa, Taylor Bell, aluno de mestrado em astronomia na Universidade McGill.
Isso significa que o WASP-12b é duas vezes menos reflexivo do que a nossa lua, que tem um albedo de 0,12.

Muito quente

O WASP-12b orbita a estrela WASP-12A, do mesmo tipo que o nosso sol, a cerca de 1.400 anos-luz de distância. Desde sua descoberta, em 2008, tornou-se um dos exoplanetas mais bem estudados.
O WASP-12b possui um raio que é quase o dobro do de Júpiter, e um ano equivalente a pouco mais de um dia da Terra. Logo, é categorizado como um “Júpiter quente”. Por estar tão perto de sua estrela, a atração gravitacional o estica em uma forma oval, aumentando a temperatura da superfície em seu lado iluminado a 2.600 graus Celsius.
A alta temperatura também é a explicação mais provável para o baixo albedo de WASP-12b. “Há outros Júpiteres quentes que são extremamente pretos, mas eles são muito mais frios do que o WASP-12b. Para esses planetas, sugere-se que coisas como nuvens e metais alcalinos sejam o motivo da absorção de luz”, afirma Bell.
O lado iluminado de WASP-12b é tão quente que nuvens não podem se formar e os metais alcalinos são ionizados. O planeta é quente o suficiente para separar as moléculas de hidrogênio em hidrogênio atômico, o que torna sua atmosfera parecida com a de uma estrela de baixa massa. Essa pode ser a razão de seu baixo coeficiente de reflexão.

A tecnologia

Para medir o albedo do WASP-12b, os cientistas observaram o exoplaneta em outubro de 2016 durante um eclipse, quando ele passou por trás da sua estrela hospedeira por um tempo.
Este é o melhor método para determinar o albedo de um exoplaneta, pois envolve a medição direta da quantidade de luz refletida. No entanto, esta técnica requer uma precisão dez vezes maior do que as observações de trânsito tradicionais. Usando o instrumento do Hubble, os cientistas conseguiram medir o albedo de WASP-12b em vários comprimentos de onda diferentes.
Em seguida, os pesquisadores compararam essas medições com modelos atmosféricos previamente sugeridos para o WASP-12b, concluindo que os dados não correspondem a nenhum deles. As novas informações indicam que a atmosfera WASP-12b é composta por hidrogênio atômico e hélio.
WASP-12b é o segundo planeta a ser medido desta forma. Enquanto os resultados de outro Júpiter quente, HD 189733b, sugerem que o exoplaneta tem uma cor azul escura, o WASP-12b, por outro lado, não reflete luz em qualquer comprimento de onda. Porém, ele emite luz por causa de sua alta temperatura, o que lhe dá uma tonalidade vermelha semelhante a um metal incandescente.
A pesquisa foi publicada na revista científica The Astrophysical Journal Letters. [Phys]

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

AS MÁXIMAS DO MUNDO SEM DEUS!

As máximas do mundo veiculadas pelos 'tipos humanos
6 de Setembro de2017

Redação (Quarta-feira, 06-09-2017, Gaudium Press) 
Resultado de imagem para padre astete

Falemos de um dos elementos da nefasta trilogia que nos quer distanciar do céu: o mundo, o demônio e a carne, cujas vozes se entremesclam, se repotencializam umas às outras. Falemos da voz do 'mundo'.
Nos dizia o catecismo do Padre Astete que o mundo é "o que chamamos de secularismo, quer dizer, agir de acordo com os costumes, modas ou ideias de pessoas sem Fé, sem moral e sem Deus, organizando a vida como se Ele não existisse dando-lhe importância somente ao que nosso corpo gosta, ao orgulho ou à avareza".
É interessante a definição de Padre Astete entre outras razões porque rápido nos leva a pensar no que consideramos o principal veículo atual das máximas do mundo, aquele que Plinio Corrêa de Oliveira chamava de "tipos humanos".
Analisemos.
"Mundo" em linguagem espiritual são as máximas do mundo distanciadas da Fé Cristã. Mas não são elas expressas a viva voz pelas "pessoas do mundo", mas como que exalam, "efluviadas" (de eflúvios) por suas formas de ser, de viver, de sentir e de querer, e não apenas de pensar.
Por exemplo, imaginemos uma cantora católica, com música sugestiva e forma de ser carismática, mas que em sua maneira de vestir usa trajes que não estão de acordo com a moral. Ela está enviando à sua audiência múltiplas mensagens: uma, a cristã da letra de suas músicas, mas também outra de rejeição à moral católica que exige pudor e modéstia. Enquanto isso, se o conjunto de sua personalidade é muito carismática, seus fãs quererão subconscientemente imitá-la em tudo, inclusive em seus trajes, e com isso entrará a corrupção em suas almas, pois o ser humano tende à coerência de suas crenças com sua forma de ser.
Ou pensemos em um telespectador que sente uma afinidade especial com o personagem de uma série de televisão, que é muito simpático, que mais ou menos pertence à geração do telespectador, tem gostos semelhantes aos dele, é muito feliz e 'triunfa' na vida (pelo menos na série). É fácil que o incauto telespectador não queira imitá-lo apenas nas coisas boas, mas também nas más, como, por exemplo, que ele não se lembre em nenhum momento de Deus, que é de naturalismo antológico e não é visto rezando em nenhum momento, e na missa dominical nem se fala... Pouco a pouco, o ateísmo prático vai entrando na alma do telespectador piedoso que admira personagens não piedosos, e isso porque somos seres fundamentalmente sociáveis, nossos semelhantes nos influenciam e não apenas com suas palavras, mas acima de tudo com seu modo de ser, de viver.
O mundo de hoje fala principalmente sobre o modo de ser dos personagens do 'jet set' exaltados pelos meios de comunicação, sejam personagens reais (celebridades, e outros "bestiários" locais ou globais) quanto os fictícios expostos em filmes e séries: Cuidado com os meios de comunicação!
E para nos vacinarmos mais contra essa influência nociva de tipos humanos do mundo (porque a primeira recomendação já está dada de forma implícita, e é a de perder menos tempo com os meios, e em vez disso, fazer de nossa vida uma grande 'novela', uma grande 'série'), pensemos que devemos escolher conscientemente nossos próprios tipos humanos a serem seguidos.
O primeiro será o Senhor, evidentemente. Nossa Senhora, os Santos, que deixam Deus ainda mais próximo dos homens, em cada situação concreta. Mas também outros, que, apesar de não terem alcançado os cumes da santidade, são verdadeiros modelos de heroísmo, virtude, em muitos aspectos de suas vidas. Quer dizer, o convite é que escolhamos nossos modelos, e não deixar que sutil e satanicamente nos seja imposto o mundo.
E para esse pequeno recurso o melhor é consultar a história. A história é maravilhosa e está repleta de bons exemplos.
Estamos lendo por estes dias, a bem escrita, embora não ortodoxa, nem muito menos sempre justa "História dos Judeus" de Paul Johnson, em cujas páginas desfilam -entre outras- alguns dos maiores luminares do mundo antigo, desde Abraão até os Macabeus, passando por Moisés, Isaías, Elias, Eliseu, Davi, Salomão, Isaías, Jeremias, etc, etc. Heroísmo, generosidades, horizontes quase infinitos, missões quase impossíveis de cumprir que se completam com a ajuda da Divindade, uma relação transcendente e próxima com Deus, real, também misérias... mas que grandeza! Que descanso essas leituras das mensagens deste mundo corrompidinho, sim, em diminutivo, pois são bem pequenos e com frequência ridiculinhos os personagens do 'jet set', desde o jogador de futebol das 4 ou 10 namoradas, o cantor dos 200 pares de sapatos que engordou muito, até o presidente degeneradinho mas bailarino...
O convite é, portanto, a redescobrir a história, primeiro a dos Santos, buscando relatos que sejam fáceis de ler, acessíveis, amenos, que sempre existem. A imitação virá por acréscimo após a admiração, como aconteceu com Santo Inácio.

Por Saúl Castiblanco
Traduzido para o português por Emílio Portugal Coutinho


Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

O DESERTO LUGAR DE RECOLHIMENTO E ORAÇÃO!

Santo Euquério (?-c. 450), bispo de Lyon 
Elogio do deserto 

«Jesus dirigiu-Se a um lugar deserto»
Imagem relacionada
Podemos dizer que o deserto é o templo sem limites do nosso Deus. Pois Aquele que mora no silêncio certamente aprecia locais retirados. Foi aí que muitas vezes Se manifestou aos seus santos; foi no contexto da solidão que Se dignou vir ter com os homens. 

Foi no deserto que Moisés, com a face banhada de luz, viu a Deus. [...] Aí, foi-lhe permitido conversar familiarmente com o Mestre. Palavra puxa palavra, dialogou com o Senhor do universo como um homem fala com o seu semelhante. Foi aí que recebeu a vara de prodigiosos poderes. Entrou no deserto como pastor de ovelhas, saiu dele como pastor de povos (Ex 3; 33,11; 34). 
Imagem relacionada
Também o povo de Deus, quando foi resgatado do Egito e libertado dos trabalhos forçados, foi conduzido a locais retirados, refugiando-se no isolamento. Sim, foi no deserto que se aproximou deste Deus que o arrancou à servidão. [...] E o Senhor fez-Se chefe do seu povo, guiando os seus passos através do deserto. Pelo caminho, dia e noite, manifestava-Se numa coluna, numa chama ardente, numa nuvem relampejante, em sinais vindos do céu. [...] Os filhos de Israel puderam assim ver o trono de Deus e ouvir a sua voz durante o tempo em que viveram na solidão do deserto. [...] 
Resultado de imagem para o nosso deserto interior
Será necessário acrescentar que só chegaram à terra dos seus sonhos após a permanência no deserto? Para que o povo entrasse um dia na posse da terra onde corria leite e mel, teve primeiro de passar por locais áridos e não cultivados. É sempre através do acampamento no deserto que nos encaminhamos para a verdadeira pátria. Quem quer «vir a contemplar a bondade do Senhor na terra dos vivos» [Sl 27,13] deve habitar uma região inabitável. Quem quer tornar-se cidadão dos céus deve fazer-se hóspede do deserto.

Fonte: EAQ

domingo, 3 de setembro de 2017

DOIS SÃO OS CAMINHOS PELOS QUAIS TEREMOS DE SEGUIR! A ESCOLHA SERÁ NOSSA!!!

Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja 
Sermão 96 

«Não tens em vista as coisas de Deus, mas dos homens»
Imagem relacionada
Quando o Senhor impõe ao homem que quer segui-Lo que renuncie a si mesmo, achamos que os seus mandamentos são difíceis e duros de ouvir. Mas, se aquele que ordena nos ajuda a cumprir o que ordena, então esses mandamentos deixam de ser difíceis e penosos. [...] É igualmente verdadeira aquela outra palavra saída da boca do Senhor: «O meu jugo é suave e o meu fardo é leve» (Mt 11,30). Com efeito, o amor suaviza o que os preceitos podem ter de penoso. Conhecemos todas as maravilhas que o amor pode realizar. [...] Que dificuldades não enfrentaram os homens, que condições de vida indignas e intoleráveis não suportaram para atingirem o objeto do seu amor! [...] Porque nos admiramos se aquele que ama Cristo e quer segui-Lo renuncia a si mesmo para O amar? Porque, se o homem se perde amando-se a si mesmo, deverá sem dúvida alguma encontrar-se renunciando a si mesmo. 

Que homem se recusaria a seguir Cristo até à morada da felicidade perfeita, da paz suprema e da tranquilidade eterna? É bom segui-Lo até aí; mas é preciso conhecer o caminho para lá chegar. [...] O caminho parece-te cheio de asperezas, repugna-te, não queres seguir a Cristo. Vai atrás dele! O caminho que os homens traçaram é pedregoso, mas foi aplanado quando Cristo o percorreu ao voltar ao Céu. Que homem se recusaria, pois, a avançar em direção à glória? 
Resultado de imagem para quem me seguir renuncie a si mesmo e siga-me
Todos gostamos de nos elevar até à glória, mas temos de o fazer pela escada da humildade. Porque levantas o pé acima da tua própria altura? Quererás cair em vez de subir? Começa pelo primeiro degrau: já começaste a subir. Os dois discípulos que diziam: «Senhor, permite-nos que, no teu Reino, nos sentemos, um à tua direita e outro à tua esquerda» não deram atenção à escada da humildade. Visavam o cume, mas não viam os degraus. Mas o Senhor mostrou-lhos. Na verdade, o que foi que Ele respondeu? «Podeis beber do cálice que Eu vou beber? (Mc 10,37-38) Vós que desejais atingir o cume das honras, podeis beber o cálice da humildade?» Foi por isso que Ele não Se limitou a dizer, de uma maneira genérica: «Renuncie a si mesmo e siga-Me», mas acrescentou: «Tome a sua cruz e siga-Me».
Resultado de imagem para os dois caminhos largo e estreito
. devemos negarmos a nós mesmo e pegar nossa Cruz e segui a ela em santidade pois sem santidade ninguém verá a Deus, amando ao próximo como a si mesmo .
Fonte: EAQ


quinta-feira, 31 de agosto de 2017

DECIDE-TE! AINDA É TEMPO DE MISERICÓRDIA: "O MEU CORAÇÃO É A PRÓPRIA MISERICÓRDIA!"

O dom do Sagrado Coração de Jesus
AUTOR: IR CAMILA CORDEIRO DA FONSECA EP

Resultado de imagem para jesus da divina misericordia
Em uma das aparições a Santa Faustina Kowalska, Nosso Senhor lhe disse: “Fica sabendo, minha filha, que o meu Coração é a própria Misericórdia.

No Evangelho escrito por São Marcos nos deparamos com o seguinte trecho: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mc 8, 34).
À primeira vista, poderíamos ter um sobressalto com essa afirmação. De fato, absolutamente falando, abraçar o sofrimento e suportar as adversidades e provações não é fácil para ninguém. Há muitos cristãos que se transviam do caminho da virtude e desanimam… Entretanto, se confiassem no poder e na misericórdia infinitos do Sagrado Coração de Cristo Jesus, que possui tesouros incomensuráveis para distribuir a todos os homens, a prática da virtude seria mais estável e sólida. “Se a cruz de todos os dias lhes parece pesada, esquecem-se de que Jesus carregou primeiro a d’Ele, sem recuar, sem desfalecer, sem a largar à beira do caminho, mesmo quando caiu sob o peso dela…”1 Lemos ainda: “então O levaram para crucificá-lo [a Jesus Cristo]. Os soldados obrigaram alguém que lá passava voltando do campo, Simão de Cirene, […] a carregar a cruz” (Mc 15, 20-21).
Ora, “Jesus teve um Cireneu, que O ajudou a levar a cruz. Não nos esqueçamos de que nós temos um Divino Cireneu, que está disposto a todo o momento a nos ajudar a carregar a cruz: basta que lhe peçamos auxílio; basta ter confiança n’Ele”.2
Deste modo, exprimiu-se João Paulo II à humanidade, fazendo referência ao Sagrado Coração de Jesus: “Em seu Coração encontrará paz e descanso; ali, sua dúvida se transformará em certeza; a ânsia, em quietude; a tristeza, em alegria; a perturbação, em serenidade”.3 E prosseguiu: “Ali encontrará alívio para a dor, força para superar o medo, generosidade para não render-se ao envilecimento e para retomar o caminho da esperança”.4
Em uma das aparições a Santa Faustina Kowalska, Nosso Senhor lhe disse: “Fica sabendo, minha filha, que o meu Coração é a própria Misericórdia. Desse mar de misericórdia, derramam-se graças pelo mundo todo. Nenhuma alma que de Mim se tenha aproximado, saiu sem consolo”.5 E, em várias outras ocasiões, Jesus lhe transmitia palavras inundadas de amor: “Meu Coração está repleto de grande misericórdia para com as almas, e especialmente para com os pobres pecadores”.6 Também lhe demonstrava um de seus atributos, a paternalidade: “Oh! Se pudessem compreender que Eu sou para eles o melhor Pai, que por eles jorrou do meu Coração o Sangue e a Água como de uma fonte transbordante de misericórdia”.7
Resultado de imagem para jesus da divina misericordia
A muitas outras almas o Divino Coração de Jesus se revelou, entre elas à Soror Josefa Menéndez 8: “Pouco Me importam misérias, o que quero é o amor. Pouco Me importam fraquezas, o que quero é confiança”.9 Certa vez, manifestou a esta freira que não é o pecado que mais fere seu adorável Coração, por incrível que pareça; “o que O despedaça é não quererem as almas refugiar-se em Mim depois de o terem cometido”.10
Resultado de imagem para seror josefa e jesus
Não há, pois, motivo para os homens ficarem desanimados e caírem no desespero. Nosso Senhor já conhece todas as nossas misérias e debilidades, e, mesmo assim, nunca diminuiu seu amor por ninguém, apesar das inúmeras ocasiões que Lhe dão motivo para isso.11 Bem afirmou Mons. João em certa ocasião:
Nós devemos ter em relação ao Sagrado Coração de Jesus uma inteira, completa e absoluta confiança, porque Ele nos ama com um amor insuperável! Ele nos ama com um amor que é divino e humano ao mesmo tempo. E, portanto, Ele se derrete de querer fazer bem a nós. E daí o fato de que, quando nós recorremos a Ele, e recorremos com confiança, é certo, certíssimo que Ele nos atende.12
Resultado de imagem para sagrado coração de jesus
1 MARTINS TERRA, João Evangelista apud CLÁ DIAS, João Scognamiglio. Sagrado Coração de Jesus: tesouro de bondade e de amor. São Paulo: Parma, 2002, p. 4.
2 JOÃO EVANGELISTA MARTINS TERRA apud CLÁ DIAS, João S. Sagrado Coração de Jesus: tesouro de bondade e de amor. São Paulo: Parma, 2002, p. 4.
3 JOÃO PAULO II apud DUFOUR, GÉRARD. Na escola do Coração de Jesus com João Paulo II. [s.l.]: Loyola, 1990, p. 110.
4 Loc. cit.
5 KOWALSKA, Maria Faustina. Diário: a Misericórdia Divina na minha alma. Trad. Mariano Kawka. 41. ed. Curitiba: Apostolado da Divina Misericórdia, 2015, p. 428.
6 Ibid., p. 127.
7 Loc. cit.
8 Soror Josefa Menéndez foi uma religiosa espanhola do século XIX que recebeu várias aparições do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora, dizendo-lhe de modo especial sobre a misericórdia. Ela as escreveu em um livro, chamado “Apelo ao Amor”.
9 MENÉNDEZ, Josefa. Apelo ao Amor. 3 ed. Rio de Janeiro: Rio-S. Paulo, [1952], p. 293.
10 Ibid., p. 291.
11 Cf. CLÁ DIAS, João Scognamiglio. Manancial inesgotável de bondade. In: O inédito sobre os Evangelhos. Comentários aos Evangelhos dominicais — Ano C — Domingos do Advento, Natal, Quaresma e Páscoa. Città Del Vaticano: Libreria Editrice Vaticana; São Paulo: Lumen Sapientiae, 2012, v. V, p. 440.
12 Id. O amor do Sagrado Coração de Jesus: Conversa. São Paulo, 18 jun 2009. (Arquivo IFTE)

Fonte: Arautos

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

DOIS CAMINHOS ENCONTRAMOS: A ESCOLHA É NOSSA!

Epístola dita de Barnabé (c. 130) 
§19 

Cristo chama-nos a escolher o caminho que conduz ao seu Reino (Mt 7,13)
Imagem relacionada
Há dois caminhos para o ensino e para a ação: o da luz e o das trevas. É grande a distância entre esses dois caminhos. Ao longo de um deles, estão os anjos de Deus, transportando a luz; no outro, estão os anjos de Satanás. [...] 

Eis o caminho da luz. Quem quiser caminhar por ele até ao fim terá de se aplicar à sua tarefa. Este é o conhecimento que nos foi dado para avançarmos nesse caminho: amarás aquele que te criou, temerás o que te modelou, glorificarás o que te resgatou da morte, serás simples de coração e rico de espírito. Não te ligarás aos que pisam o caminho da morte. [...] Não te exaltarás, mas serás sempre humilde. Não procurarás glória em nada, não tramarás maus desígnios contra o teu próximo. [...] Não farás aceção de pessoas, salientando as suas faltas. Serás manso e pacífico e respeitarás as palavras que tiveres ouvido. Não guardarás rancor ao teu irmão.     

Não te interrogarás sobre o que o amanhã te reserva. Não invocarás em vão o nome do Senhor; amarás o teu próximo mais do que a vida. Não praticarás o aborto nem farás morrer o recém-nascido. [...] Acolherás os acontecimentos da tua vida como benefícios, sabendo que nada te acontece que não venha de Deus. [...] 
Imagem relacionada
Partilharás tudo com o teu próximo, sem a nada chamar o teu próprio bem (At 4,32). Porque, se pondes em comum os bens incorruptíveis, quanto mais os que desaparecem. [...] Odiarás o mal até ao fim. [...] Julgarás com equidade. Não criarás divisões, mas restabelecerás a paz, reconciliando os adversários. Confessarás o teu pecado. Não virás rezar com má consciência.  

Fonte: EAQ

domingo, 27 de agosto de 2017

QUEM PENSAS QUE É O FILHO DO HOMEM?

Santo Hilário (c. 315-367), bispo de Poitiers, doutor da Igreja 
Comentários sobre Mateus, 16 
Imagem relacionada
«Tu és [...] o Filho do Deus vivo»

O Senhor tinha perguntado: «Quem dizem os homens que é o Filho do homem?» Naturalmente que o aspeto do seu corpo manifestava o Filho do homem; mas, ao fazer esta pergunta, Ele dava a entender que, para além do que se via nele, havia outra coisa a discernir. [...] O objeto da pergunta era um mistério para o qual a fé dos crentes devia orientar-se. 

A confissão de Pedro obteve em pleno a recompensa que merecia por ter visto naquele homem o Filho de Deus. «Feliz» é ele, louvado por ter prolongado a sua vista para além dos olhos humanos, não olhando para o que vinha da carne e do sangue, mas contemplando o Filho de Deus revelado pelo Pai dos céus: foi considerado digno de ser o primeiro a reconhecer o que em Cristo era de Deus. 
Resultado de imagem para quem dizeis que eu sou
Que belo alicerce pôde ele dar à Igreja, confirmado pelo seu novo nome! Ele torna-se a pedra digna de edificar a Igreja de forma a ela romper as leis do inferno [...] e todas as cadeias da morte. Feliz porteiro do Céu, a quem são confiadas as chaves do acesso à eternidade; a sua sentença na Terra antecipa a autoridade do Céu, de tal forma que o que tiver ligado ou desligado na Terra o será também no Céu. 
Resultado de imagem para tudo que ligares na terra será ligado no céu
Jesus ordena ainda aos discípulos que não digam a ninguém que Ele é o Cristo, porque vai ser preciso que outros, quer dizer, a Lei e os profetas, sejam testemunhas do seu Espírito, uma vez que o testemunho da ressurreição caberá aos apóstolos. E, assim como foi manifestada a felicidade daqueles que conhecem Cristo no Espírito, foi igualmente manifestado o perigo de se desconhecer a sua humildade e a sua Paixão.

Fonte: EAQ

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

FELIZES SERÃO AQUELES QUE ACREDITAM EM DEUS PAI!

Livro de Salmos 146(145),5-6.7.8-9a.9bc-10.
Resultado de imagem para feliz daquele que teme o senhor
"Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem." Salmos 128:1-2
Feliz o que tem por auxílio o Deus de Jacob,
o que põe a sua confiança no Senhor, seu Deus,
que fez o céu e a terra,
o mar e quanto neles existe.

O Senhor faz justiça aos oprimidos,
dá pão aos que têm fome
e a liberdade aos cativos.
O Senhor ilumina os olhos dos cegos,

o Senhor levanta os abatidos,
o Senhor ama os justos.
O Senhor protege os peregrinos,
ampara o órfão e a viúva

e entrava o caminho aos pecadores.
O Senhor reina eternamente.
O teu Deus, ó Sião,
é rei por todas as gerações. 
Fonte: EAQ

NOTA:
Tanta coisa se escreve e se diz em relação ao alinhamento dos astros no dia 23 de Setembro!
Imagem relacionada
Estejamos preparados, porque o Senhor nosso Deus estará no comando!
Nema, escrava de Maria

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

ASSUNÇÃO DE MARIA- ASSUNTA AOS CÉUS!


Assunção de Maria: dogma, história, que virtude pedir

Redação (Terça-feira, 15-08-2017, Gaudium Press)

Vivemos o dia da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora aos Céus. Uma verdade oportunamente constituída em dogma pelo papa Pio XII no dia primeiro de novembro do ano de 1950.
Assunção de Maria dogma, história, que virtude pedir.jpg

Uma definição de Fé ardentemente desejado pelos católicos do mundo inteiro, por séculos. Este dogma justifica a colocação de Nossa Senhora fora de toda comparação com qualquer outra mera criatura.

A solenidade assim instituída pela Igreja, justifica o culto de hiperdulia que os fiéis tributam a Maria Santíssima.

A festa desta solenidade comemorada no dia 15 de agosto lembra também os títulos de Nossa Senhora da Glória ou de Nossa Senhora da Guia.

Assunção e Dormição
Nossa Senhora passou por uma morte muito suave que pode ser designada, quase se diária poeticamente, como a "dormição de Nossa Senhora".
"Dormiçao" para indicar que Maria Santíssima teve uma morte tão suave ficando tãoo próxima da ressurreição que, embora fosse morte, parecia um simples sono.
Chamada à vida por Deus, Maria ressuscitou como Nosso Senhor Jesus Cristo. E logo em seguida subiu aos céus. Os apóstolos reunidos junto d'Ela junto com uma quantidade grande de fiéis assistiram a justificação e glorificação de Maria.
A Assunção continua a representar uma verdadeira glorificação aos olhos de toda a humanidade até o fim do mundo. Um premio justo, mas pálido se levarmos em conta a glorificação que a Virgem Imaculada deveria receber no Céu, eternamente.

Dogma, história, significado: informação

Com a publicação, em 1º de novembro de 1950, da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus, do Papa pio XII ficou proclamado o dogma da Assunção de Maria:

"Pela autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e em nossa própria autoridade, pronunciamos, declaramos e definimos como sendo um dogma revelado por Deus: que a Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, tendo completado o curso de sua vida terrena, foi assumida, corpo e alma, na glória celeste".


Antes desse fato histórico, houve petições para que se apresentasse uma definição dogmática para o tema. Pio XII preferiu fazer uma ampla consulta ao episcopado do mundo inteiro.

Para que essa consulta fosse realizada, o Papa publicou no dia 1º de maio de 1946, uma Encíclica cujo nome seria "Deiparae Virginis Mariae".

O documento papal teve uma característica especial: todo documento possuía apenas 4 parágrafos. A carta encíclica, no entanto, trazia a transcendental proposta da definição do Dogma da Assunção de Nossa Senhora aos Céus.

O Papa fazia um resumo dos pedidos que a Santa Sé havia recebido para que fosse dada a definição dogmática:

"segundo a nossa convicção, que desde há algum tempo se apresentam à Sé Apostólica cartas de súplica [...] enviadas por cardeais, arcebispos, bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, associações, universidades e, enfim, por inumeráveis fiéis particulares, com o objetivo de que se declare e defina solenemente como dogma de fé que a bem-aventurada virgem Maria subiu em corpo aos céus.

E, de certo, ninguém ignora que isso mesmo foi pedido com ardentes votos por quase 200 padres do Concílio Vaticano".

Acontece, porém, que desde os primórdios da vida da Igreja, já esteve presente na Igreja os sinais de celebração da Assunção da Mãe de Jesus, conforme aponta a Exortação de Pio XII:

"Desde tempos remotíssimos, pelo decurso dos séculos, aparecem-nos testemunhos, indícios e vestígios desta fé comum da Igreja; fé que se manifesta cada vez mais claramente".

O documento continuava esclarecendo ainda que os cristãos que conhecem, pela Escritura, o caminho de vida, "não tiveram dificuldade em admitir que, à semelhança do seu unigênito Filho, também a excelsa Mãe de Deus morreu. Mas essa persuasão não os impediu de crer expressa e firmemente que o seu sagrado corpo não sofreu a corrupção do sepulcro, nem foi reduzido à podridão e cinzas aquele tabernáculo do Verbo divino".

Solenidade litúrgica
A Assunção de Nossa Senhora é uma solenidade.
Entre as Normas Universais estabelecidas para o Ano Litúrgico e Calendário há uma definição esclarecedora mostrando que "as solenidades são constituídas pelos dias mais importantes".

Elas seriam ocasiões em que as celebrações têm como enfoque principal o chamado mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, como também da vida de Maria.
E as solenidades, segundo normas litúrgicas, não podem ser omitidas.

O que pensar e pedir
Sem sombra de dúvidas, nossa Fé nos indica que tudo quanto existe de mais glorioso e triunfal na Criação, brilhou com fulgor na hora em que concretizava a Assunção de Nossa Senhora.

É meditando nesse passo da vida de Nossa Senhora que devemos nos comemorar esta solenidade. Aproximando nos espiritualmente desse fato que até os anjos vieram contemplar podemos pedir a Nossa Senhora, pelo louvor que então a Ela foi tributado, aquela virtude da qual temos maior necessidade.

E, então, cada um de deve pedir o que seu coração sugere.

Mas não haveria exagero ou intromissão se pudéssemos sugerir que nessa festa fosse pedido, com empenho, a virtude de possuir o senso da glória da Virgem Assunta aos Céus.

E esse pedido quer dizer que desejamos compreender bem tudo quanto representa na ordem da Criação a justa glorificação que se deve tributar a Nossa Senhora, sempre.
Fonte: Gaudium Press-(João Sérgio Guimarães, para a Gaudium Press

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

A TRANSFIGURAÇÃO NO MONTE TABOR, DESCE PEDRO PARA SERVIRES E SOFRERES. E TU RECUSAS O SOFRIMENTO?...

Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja 
Sermão 78 

«Nós ouvimos essa voz, que Lhe foi dirigida lá do Céu, quando estávamos com Ele no monte santo» (2Pd 1,18)
Imagem relacionada

«Senhor, como é bom estarmos aqui!» Cansado de viver no meio da multidão, Pedro acabava de encontrar a solidão no alto do monte, onde a alma se alimenta de Cristo. Porque haveria de deixar aquele local e de voltar às fadigas e aos sofrimentos, ele que ardia de um amor santo por Deus e dessa maneira santificava a sua vida? Pedro queria aquela felicidade, embora tivesse acrescentado: «Se quiseres, farei aqui três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias». [...] 

Pedro desejava três tendas; a resposta vinda do Céu demonstrou que só temos uma: o Verbo de Deus é o Cristo, o Verbo de Deus está na Lei, o Verbo de Deus está nos profetas. [...] Quando a nuvem os envolveu a todos, e formou, por assim dizer, uma única tenda sobre eles, dela saiu uma voz. [...] Aquele que a voz revelava é o mesmo em quem a Lei e os profetas se gloriavam: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência. Escutai-O». Porque O escutastes nos profetas, O escutastes na Lei, e onde foi que não O ouvistes? A estas palavras, os discípulos caíram por terra. [...] 

Ao caírem por terra, os apóstolos simbolizam a nossa morte [...], mas, ao erguê-los, o Senhor simboliza a ressurreição. E, depois da ressurreição, de que serve a Lei? De que serve a profecia? A partir desse momento, Elias e Moisés desaparecem. O que resta é: «No princípio era o Verbo, e o Verbo estava em Deus, e o Verbo era Deus» (Jo 1,1). Resta-te o Verbo, para que Deus seja tudo em todos (1Cor 15,28). [...] 

Desce, Pedro. Tu desejavas descansar no monte [...] e eis que o próprio Senhor te diz: «Desce para sofreres e servires neste mundo, para seres desprezado e crucificado neste mundo. A vida desceu para ser levada à morte, o pão desceu para suportar a fome; o caminho desceu para se cansar caminhando, a fonte desceu para suportar a sede, e tu recusas-te a sofrer? Não procures o teu proveito. Pratica a caridade, anuncia a verdade. Alcançarás, então, a imortalidade, e, com ela, encontrarás a paz.»

Fonte: EAQ

SANTO SUDÁRIO UMA RELÍQUIA, TESTEMUNHO VIVO DO FILHO DO HOMEM!

Novas descobertas no Santo Sudário de Turim
Resultado de imagem para santo sudario fotos
Roma - Itália (Quarta-feira, 02-08-2017, Gaudium Press) 

A revista científica americana "PlosOne" publicou o resultado de novas pesquisas realizadas no Santo Sudário de Turim.


Neles fica demonstrado que a pessoa que foi envolvida pelo sudário sofreu torturas atrozes. Graças às mais atuais e aperfeiçoadas técnicas de análise fica atestado que essa realidade. No sudário foram encontradas partículas de creatinina e hidrato de ferro nele encontrados: essas partículas não são encontradas em um organismo inteiramente saudável.
Emanuela Marinelli, autora do livro "La Sindone, Storia e Misteri" afirma que "Pode parecer uma banalidade. Como é possível que não se chegará a esta conclusão vendo todo esse corpo ensanguentado e inchado? Pois quem negava a autenticidade do Santo Sudário dizia que era uma obra de arte e alguém chegou a inventar que era obra de Leonardo Da Vinci".

Emanuela Marinelli
Para quem não sabe, Emanuela Marinelli é uma das maiores especialistas mundiais em Santo Sudário de Turim.
Marinelli afirma que este descobrimento que o sangue que existe no Santo Sudário é humano e que não foi posto sobre a tela por um artista.
A pesquisadora científica Emanuela Marinelli ainda afirma que "Não é sangue de um frango, como alguém já afirmou. Muito menos é o sangue de um porco como disse um dos cientistas que realizou a prova do Carbono 14: ´Sangue humano! E até sabemos o grupo sanguíneo ...
É sangue que se coagulou sobre a pele da pessoa torturada e assassinada que depois se liquefez parcialmente ao entrar em contato com o Sudário".

História desconhecida
O Santo Sudário não só apaixona os cristão. A autora de "La Sindone, Storia e Misteri" afirma que "A novidade que sai no livro é que mostramos fontes não cristãs que eram desconhecidas até agora e que dizem que no sudeste da Turquia havia um lençol com a figura de Cristo. Esta é uma confirmação importante de sua existência porque não é uma fonte cristã. Muitas fontes cristãs falam da existência de um Santo Sudário na Turquia".

Pronunciamento da Igreja
A Igreja não se pronunciou oficialmente sobre a autenticidade do Santo Sudário apesar de o Santo Sudário ser um dos objetos mais venerados pelos Cristãos.
Além do que, ele é custodiado em uma catedral e também os Papas rezaram diante dele. (JSG).

(Da Redação Gaudium Press, com informações Rome Reports)
Fonte: Gaudium Press-Conteúdo publicado em gaudiumpress.org, no link http://www.gaudiumpress.org/content/88993-novas-descobertas-no-santo-sudario-de-turim#ixzz4p5HyutdQ
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.