quinta-feira, 27 de outubro de 2016

NEM TUDO O QUE PARECE DE DEUS O É DE FACTO! HUMILDADE E FÉ NOS LEVA ATÉ DEUS !


Fonte:ALETEIA TEAM

As 12 palavras ditas e retornadas

Disse-lhe o diabo: "Daqui a vinte anos virei buscar-te. Se não souberes, serás meu para toda a eternidade"
Resultado de imagem para ANJO DA GUARDA EM NOSSAS VIDAS
Reproduzimos a seguir um conto cristão medieval, que era transmitido como ajuda para que se aprendessem e memorizassem algumas passagens da Bíblia e da vida de Jesus e dos santos, além de uma reflexão sobre o papel do Anjo da Guarda em nossa proteção contra os ardis do demônio.
Era uma vez um homem muito trabalhador e honrado, mas infeliz em todo negócio em que se metia. Tinha ele devoção ao Anjo da Guarda, rezando todos os dias em sua intenção. Cada vez mais pobre, o homem perdeu a paciência e um dia gritou, desesperado com sua triste sina:
— Acuda-me o diabo, que o Anjo da Guarda não me quer ajudar!

Apareceu então um sujeito alto, todo vestido de preto, barbudo e feio, com uma voz roufenha e desagradável:
— Aqui estou! Aqui estou! Que é que queres de mim?
— Quero ficar rico.

O diabo indicou uma gruta onde havia um tesouro enterrado e disse:
— Daqui a vinte anos, voltarei para buscar-te. Se não disseres as doze palavras ditas e retornadas, serás meu para toda a eternidade.

O homem começou a viver folgadamente, em festas e alegrias, cercado de amigos e de mulheres.
O tempo foi passando e, uma noite, ele se lembrou de que estaria condenado às penas do inferno se não soubesse as doze palavras ditas e retornadas.
— Isso deve ser fácil — disse ele consigo. — Todo mundo deve saber.

No dia seguinte, perguntou aos amigos, aos vizinhos e a todos os moradores da cidade. E não havia quem soubesse o que vinha a ser o que lhes perguntava.
O homem afligiu-se muito. Cada vez mais o tempo passava e ninguém sabia quais eram as doze palavras ditas e retornadas. Largou ele a vida má que levava, fez penitência e saiu pelo mundo, perguntando. O homem só faltava morrer, com o pavor de ter de encontrar-se com o diabo e ser carregado para o fogo eterno.
Já correra muito tempo desde que deixara o folguedo dos ricos, vestindo-se com modéstia e dando esmolas. Uma tarde, ia por um bosque na hora da ave-maria. Ajoelhou-se para rezar e, ao terminar, viu um velho que se aproximava dele. Cumprimentou-o e foram andando juntos para a vila. Perguntou ao velho como ele se chamava.
— Chamo-me Custódio — respondeu.

Para não deixar de perguntar, falou nas doze palavras ditas e retornadas. E o velho Custódio lhe disse:
— Eu sei as doze palavras ditas e retornadas.

O homem ficou tão satisfeito que abraçou o velho, dando graças a Deus e dizendo que aquilo era um milagre do Anjo da Guarda, sua devoção antiga.
— Como são as doze palavras ditas e retornadas? Qual é a primeira, amigo Custódio?
— Custódio, sim; amigo, não! A primeira palavra dita e retornada é a Santa Casa de Belém, onde nasceu Nosso Senhor Jesus Cristo, para nos remir e salvar.

— E as duas palavras ditas e retornadas, amigo Custódio?
— Custódio, sim; amigo, não! As duas palavras ditas e retornadas são as duas tábuas de Moisés, em que Nosso Senhor pôs seus divinos pés, e a primeira é a Santa Casa de Belém.

— E as três palavras ditas e retornadas, amigo Custódio?
— Custódio, sim; amigo não! As três palavras ditas e retornadas são as três pessoas da Santíssima Trindade, as duas são as duas tábuas de Moisés e a primeira é a Santa Casa de Belém.

— E as quatro palavras ditas e retornadas, amigo Custódio?
— Custódio, sim; amigo, não! As quatro palavras ditas e retornadas são os quatro evangelistas, as três são as pessoas da Santíssima Trindade, as duas são as tábuas de Moisés e a primeira é a Santa Casa de Belém.

— E as cinco palavras, amigo Custódio?
— Custódio, sim; amigo, não! As cinco palavras ditas e retornadas são as cinco chagas de Nosso Senhor.

— E as seis palavras, amigo Custódio?
— Custódio, sim; amigo, não! As seis palavras ditas e retornadas são as seis velas bentas que estão no altar-mor de Jerusalém.

— E as sete palavras, amigo Custódio?
— Custódio, sim; amigo, não! As sete palavras ditas e retornadas são os Sete Sacramentos.

— E as oito palavras, amigo Custódio?
— Custódio, sim; amigo, não! As oito palavras ditas e retornadas são as oito bem-aventuranças pregadas por Nosso Senhor Jesus Cristo.

— E as nove palavras, amigo Custódio?
— Custódio, sim; amigo, não! As nove palavras são os nove meses em que a Virgem Mãe trouxe em seu ventre Nosso Senhor.

— E as dez, amigo Custódio?
— Custódio, sim; amigo, não! As dez palavras ditas e retornadas são os Mandamentos da Lei de Deus.

— E as onze palavras, amigo Custódio?
— Custódio, sim; amigo, não! As onze palavras são as onze mil virgens.

— E as doze, amigo Custódio?
— Custódio, sim; amigo, não! As doze palavras ditas e retornadas são os doze apóstolos, as onze são as onze mil virgens, as dez os Mandamentos, as nove os meses de Nossa Senhora, as oito as bem-aventuranças, as sete os Sacramentos, as seis as velas bentas, as cinco as chagas, as quatro os evangelistas, as três a Santíssima Trindade, as duas as tábuas de Moisés, a primeira a Santa Casa de Belém, onde nasceu quem nos salvou. Amém! Estas são as doze palavras ditas e retornadas.

— De joelhos te agradeço, amigo Custódio, por essa esmola que há de salvar-me do demônio!
— Custódio, sim, e teu amigo. Sou o Anjo da Guarda que vem perdoar-te pelo arrependimento e pela penitência.

E sumiu-se. O homem, quando chegou o prazo para prestar contas ao diabo, disse as doze palavras ditas e retornadas e o maldito rebentou como uma bola de fogo, espalhando cheiro de enxofre.
O homem viveu santamente seus dias e acabou na paz de Deus, salvando-se graças ao seu Anjo da Guarda.
_______________
Fonte: “Maravilhas do conto popular” – Cultrix, São Paulo, 1960

domingo, 23 de outubro de 2016

CELEBRAÇÃO DO ARCANJO SÃO RAFAEL A 24 DE OUTUBRO!

24 de outubro - Dia do Arcanjo Rafael - Novena iniciar em 15 de outubro

O nome deste arcanjo vem do hebraico Rafa, sinônimo de cura, e El, que significa Deus. "Cura de Deus" ou "Curador divino", este é o arcanjo Rafael, que é o chefe dos anjos da guarda, considerado o anjo da Providência, que vela por toda a humanidade. Este arcanjo cura todos os ferimentos da alma e do corpo e defende igualmente as criaturas, de qualquer raça ou classe social, perante Deus.

Rafael é um dos sete arcanjos que fazem parte do círculo mais próximo do Senhor, um de seus mensageiros. Foi o único, segundo as Escrituras, que assumiu a forma humana e viveu entre os seres humanos durante alguns meses. 

Segundo o Antigo Testamento, no livro de Tobit, foi o arcanjo que acompanhou o jovem filho deste, como guia conhecedor da região, na longa e perigosa viagem que fez à Média, no Egito. Ele protegeu Tobias durante esse período e inspirou-o a casar-se com Sara, sua parenta, a qual curou de uma obsessão, além da cegueira de seu pai, Tobit. Depois disso, apresentou-se:

[...] chamou-os à parte e disse-lhes: "Bendizei a Deus e proclamai entre todos os viventes os bens que ele vos concedeu [...] Eu sou Rafael, um dos sete anjos que estão sempre presentes e tem acesso junto à glória do Senhor [...]" Pai e filho, cheios de espanto caíram com a face em terra, com grande temor. Mas ele lhes disse: "Não tenhais medo [...] Se estive convosco, não foi por pura benevolência minha para convosco, mas por vontade de Deus [...] E agora, bendizei ao Senhor sobre a terra e daí graças a Deus. Vou voltar para aquele que me enviou. Ponde por escrito tudo quanto vos aconteceu [...]" (Tb 5-12).

Rafael arcanjo é o portador da virtude da cura, do dom da transformação, da beleza curativa que é sua função no mundo. Conduz a humanidade ensinando-lhe o caminho da defesa contra os males físicos e espirituais que a possa ameaçar. Motivo que o tornou padroeiro dos sacerdotes e dos médicos, embora não deixem de pedir-lhe amparo os viajantes, soldados e escoteiros. Pleno de misericórdia, suas virtudes espirituais estão sempre direcionadas para hospitais, instituições e lares, onde esses dons são necessários.

Entretanto ele tem um especial cuidado com os peregrinos, mas não só os que viajam, também aqueles que estão em peregrinação rumo a Deus. Rafael arcanjo protege-os e guia pelo caminho reto e seguro da vida, que é a Paixão de Cristo, onde encontramos a verdadeira felicidade e salvação eterna, cura completa do corpo e da alma. A Igreja celebrava-o, especialmente, no dia 24 de outubro. Desde 1969, sua festa passou para 29 de setembro, mas os devotos de todo o mundo veneram-no todos os dias, durante suas orações. (e Ave Luz celebra em 24 de outubro e todos os dias)

Oração de São Rafael

São Rafael Arcanjo fica conosco, ó Arcanjo Rafael, chamado "Medicina de Deus"!
 
Afastai para longe de nós as doenças do corpo, da alma e do espírito e trazei-nos saúde e toda a plenitude de vida prometida por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Glorioso Arcanjo Rafael, que dignastes tomar a aparência de um simples viajante para vos fazer o protetor do jovem Tobias.
Ensinai-nos a viver sobrenaturalmente, elevando sem cessar nossas almas, acima das coisas terrestres.
Vinde em nosso socorro no momento das tentações e ajudai-nos a afastar de nossas almas e de nossos trabalhos todas as influências do inferno.
Ensinai-nos a viver neste espírito de fé que sabe reconhecer a misericórdia divina em todas as provações e as utilizar para a salvação de nossas almas.
Obtende-nos a graça de uma inteira conformidade com a vontade divina: seja que ela nos conceda a cura dos nossos males ou que recuse o que lhe pedimos.
São Rafael, guia, protetor e companheiro de Tobias, dirigi-nos no caminho da salvação, preservai-nos de todo perigo e conduzi-nos ao céu. Assim seja.
Amém.

Ladainha de São Rafael
 Senhor, tende piedade de nós
Cristo, tende piedade de nós
Senhor, tende piedade de nós
Jesus Cristo, ouvi-nos
Jesus Cristo, atendei-nos
Deus, Pai Celestial, criador dos Espíritos Celestes, tende piedade de nós
Deus Filho, Redentor do mundo, a quem os Anjos desejam sempre contemplar, tende piedade de nós
Deus Espírito Santo, felicidade dos Espíritos Bem-aventurados, tende piedade de nós
Santíssima Trindade que sois um só Deus, Glória dos Santos Anjos, tende piedade de nós
São Rafael, Anjo da Saúde, rogai por nós
São Rafael, um dos sete espíritos que estão sempre diante do trono de Deus, rogai por nós
São Rafael, que afastais para longe de nós os espíritos malignos, rogai por nós
São Rafael, fiel condutor de Tobias, rogai por nós
São Rafael, que levais nossas preces ao trono de Deus, rogai por nós
São Rafael, que curastes a cegueira de Tobit, pai de Tobias, rogai por nós
São Rafael, auxílio nas tribulações, rogai por nós
São Rafael, consolo nas necessidades, rogai por nós
São Rafael, que tornais felizes os vossos devotos, rogai por nós
Jesus Cristo, felicidade dos Anjos, perdoai-nos;
Jesus Cristo, glória dos Espíritos Celestes, ouvi-nos;
Jesus Cristo, esplendor dos exércitos celestiais, tende piedade de nós.
Oremos:
Ó Deus, que em vossa inefável providência, fizestes São Rafael o condutor fiel de vossos filhos em suas viagens, humildemente vos imploramos que possamos ser conduzidos por ele no caminho da salvação e experimentemos seu auxilio nas doenças do corpo e da alma.
Por Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Amém.
Guardião da saúde e da cura
peço que vossos raios curativos desçam sobre mim,
dando-me saúde e cura.
Guardai meus corpos físico e mental,
livrando-me de todas as doenças.
Expandi Vossa beleza curativa em meu lar,
meus filhos e familiares, no trabalho que executo,
para as pessoas com quem convivo diariamente.
Afastai a discórdia e ajuda-me a superar conflitos.
Arcanjo Rafael, transformai a minha alma e o meu ser,
para que eu possa sempre refletir a vossa Luz.
Que assim seja !
Salve, Rafael, Arcanjo Médico de Deus.
Vinde em nosso auxílio.
Derramai Vosso poder curador sobre nós,
para que cada célula de nosso corpo seja carregada novamente de força vital.
Que todo nosso organismo se recupere
com Vossa vontade e poder, curando o nosso corpo e espírito pela graça de Deus.

Amém !
Fonte: Avé Luz

HOMENAGEM DE FREI HERMANO A S. JOÃO PAULO II, MISSIONÁRIO DO MUNDO


CELEBRAÇÃO DO DIA DAS MISSÕES!

Amar é perdoar (de frei Hermano da Câmara, em homenagem a S. João Paulo II) (letra abaixo)
Resultado de imagem para FREI HERMANO


Homenagem a S. João Paulo II, Pastor da Igreja, Missionário do Mundo
Resultado de imagem para s joao paulo ii

1. Amar é perdoar
É ser humilde e verdadeiro
Amar é desculpar,
É abraçar o mundo inteiro,
Amar é consolar
Pedir Perdão
Ao nosso Irmão.

2. Amar é dar a vida
Sem medida
Amar é, com Jesus,
Levar a Cruz.
Amar é cantar a sorrir.
Amar é dizer sim
Até ao fim


3. Sou Eu! Não tenham medo!
Sou Eu, o bom pastor.
Vou revelar um segredo:
Jesus é Rei,
É o nosso Rei do amor.

4. Abri as portas a Cristo:
Deixai-O entrar, sem temor.
Abri as portas a Cristo,
Sol de justiça, divino Redentor.

5. Sou todo teu,
Sou todo teu, Ó Mãe!
A vós recorro
Meu supremo bem.

6. Sou todo teu,
Sou todo teu, Maria!
És meu socorro.
Exulto de alegria!



7. Amar é perdoar
É ser humilde e verdadeiro.

8. Guardo estas chagas,
Na minh’alma,
No meu relicário.
São flores de Maio
Contas de um Rosário.

9. São para ti.
Avé, Avé Maria,
Rogai por nós.
Exulto de alegria.

10. Quero-te amar
Mas eu só sei cantar:
Avé Maria!

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

OREMOS A MARIA PELA HUMANIDADE E PELA PAZ NO MUNDO


Oração a Nossa Senhora num mundo que treme e desaba

Oração a Nossa Senhora num mundo que treme e desaba

"Tu, porém, ó Mãe Santíssima, pega-nos pela mão e leva-nos a Ele!"
Ó Santíssima Rainha do Céu e da terra,
Tu, Mãe, que, sob teus pés sentiste a terra tremer quando estavas ao pé da Cruz de Jesus, teu Filho, e a espada de dor transpassava a tua alma para te tornares a mãe de todos os viventes, socorre os teus filhos que gemem, assustados, com os tremores do mundo.
Retumba a terra em violentos rugidos; desmoronam em torno de nós o presente e o passado, e as nossas almas perdidas se perguntam: “Que é o homem, Senhor, para dele te lembrares?”.
Feito à imagem e semelhança de Deus e circundado de glória, ele devorou, como um filho dissoluto, os tesouros do Pai; traiu o amor de Jesus; calou a voz do Espírito Santo; fez por merecer o castigo divino.
Tu, porém, ó Mãe Santíssima, cheia de graça e de misericórdia, intercede por nós junto a teu Filho: pega-nos pela mão e leva-nos a Ele, para que converta o nosso coração e perdoe os nossos pecados.
Livres de inquietação e desespero, tenhamos a graça de seguir o caminho da salvação e de cantar para sempre, junto contigo, ó Mãe, as maravilhas de Deus. Amém.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Fonte: Aleteia

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

NOSSA SENHORA DE CONCEIÇÃO APARECIDA VELAI PELA TERRA DE SANTA CRUZ!

Consagração a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira e Rainha do Brasil.


                
Ó Maria Imaculada, Senhora da Conceição Aparecida, aqui tendes, prostrado diante de vossa milagrosa imagem, o Brasil, que vem de novo consagrar-se à vossa maternal proteção. Escolhemo-vos por especial Padroeira e Advogada da nossa Pátria; queremos que ela seja inteiramente vossa: vossa é a sua natureza sem par; vossas são as suas riquezas; vossos, são os campos e as montanhas, os vales e os rios; vossa é a sociedade; vossos são os lares e seus habitantes, com seus corações e tudo o que eles têm e possuem; vosso é, enfim, todo o Brasil.
      Resultado de imagem para senhora aparecida o brasil vos pertence
Sim, ó Senhora Aparecida, o Brasil é vosso!
Por vossa intercessão temos recebido todos os bens das mãos de Deus, e todos os bens esperamos receber, ainda e sempre, por vossa intercessão.
Abençoai, pois, o Brasil que Vos ama; abençoai o Brasil que Vos agradece; abençoai, defendei, salvai o vosso Brasil!
Protegei a Santa Igreja; preservai a nossa Fé, defendei o Santo Padre; assisti os nossos Bispos; santificai o nosso Clero; socorrei as nossas famílias; amparai o nosso povo; esclarecei o nosso governo; guiai a nossa gente no caminho do Céu e da felicidade! Ó Senhora da Conceição Aparecida, lembrai-Vos de que nós somos e queremos ser vossos vassalos e súditos fiéis. Mas lembrai-vos também de que nós somos e queremos ser vossos filhos. Mostrai, pois, ante o Céu e a Terra, que sois a padroeira poderosa do Brasil e a Mãe querida de todo o povo brasileiro!
Sim, ó Rainha do Brasil, ó Mãe de todos os brasileiros, venha sempre mais a nós o vosso reino de amor e, por vossa mediação, venha a nossa Pátria o reino de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor Nosso. Amém.
A NOSSA SENHORA APARECIDA
Ó Senhora Aparecida, Mãe querida, tenho tanta confiança em Vós, que espero a vossa proteção e vosso amparo em todos os passos de minha vida e na hora da morte. Amém.
Fonte: Khristianós

terça-feira, 11 de outubro de 2016

CUIDADO COM A VAIDADE EM LIMPAR O EXTERIOR MAS PRATICAR AS COISAS QUE SUJAM O CORAÇÃO!


Balduíno de Ford (?-c. 1190), abade cisterciense, depois bispo 
Homilia 6, sobre a Carta aos Hebreus 
«Limpais o exterior. [...] Quem fez o interior não fez também o exterior?»
Resultado de imagem para quem fez o exterior não fez tambem o interior

O Senhor conhece os pensamentos e as intenções do nosso coração. Ninguém duvida de que Ele os conhece de facto a todos, mas nós só conhecemos os que Ele nos torna manifestos pela graça do discernimento. Porque o espírito do homem nem sempre sabe o que há nele; e mesmo quando se trata dos seus próprios pensamentos, sejam eles queridos ou não, tem deles uma ideia que nem sempre corresponde à realidade. Nem os que se apresentam com evidência aos olhos do espírito discerne com precisão, tão obscurecido está o seu olhar. 

Com efeito, acontece frequentemente, por uma razão humana ou procedente do tentador, deixarmo-nos levar pelo pensamento para aquilo que é só aparência de piedade e que, aos olhos de Deus, não merece de maneira nenhuma a recompensa prometida à virtude. É que há coisas que podem apresentar o aspeto de verdadeiras virtudes, como também de vícios, e enganar os olhos do coração. Pelas suas seduções, podem perturbar a visão da nossa inteligência ao ponto de muitas vezes lhe fazer tomar por um bem realidades que realmente são más, e inversamente, levá-la a ver um mal onde, na verdade, não existe. É um aspeto da nossa miséria e da nossa ignorância que muito precisamos de deplorar e grandemente de temer. [...] 

Quem pode verificar se os espíritos procedem de Deus a não ser que tenha recebido de Deus o discernimento dos espíritos? [...] Este discernimento é a fonte de todas as virtudes. 

Fonte:EAQ